Glicíneas em cascatas na primavera Japonesa

terça-feira, abril 11, 2017

A veneração do povo japonês com a Natureza, faz da primavera uma época mágica para se visitar o Japão.

É na primavera que os famosos festivais de flores colorem o Japão com exuberantes belezas vivas provenientes da Natureza potencializada pelo cuidado e esmero do povo japonês.

Os festivais de flores na primavera japonesa são famosos no mundo todo, como é o caso das floradas das cerejeiras e do festival do crisâtemo que já falamos aqui no blog, mas tem um em especial, o Great Wisteria Festival, que trago para esse post, cuja beleza, remete a mundos de sonho e magia que só a Natureza pode inspirar.


O Great Wisteria Festival acontece todos os anos no Japão a partir de meados de abril quando as Wisterias mais conhecidas como Glícínias estão no auge de suas floradas magníficas

No Japão o anfitrião mais concorrido do Festival das Wisterias é o Ashikaga Flower Park, que fica na província de Tochigi a duas horas (trem) de distância de Tóquio. O parque possui mais de 350 árvores de Glicínias que enchem o parque com cascatas de flores com seus coloridos deslumbrantes ano após ano.

A árvore Wisteria (espécie floribunda), estrela do festival,  também conhecida como Glicínia, é nativa do Japão, onde particularmente no Ashikaga Park, algumas contam com mais de 150 anos e fazem parte do patrimônio natural japonês.

O Grande festival de Glicínias de 2017 terá seu início no dia 15 de abril com duração até o final de maio.

O Parque Ashikaga foi listado em 2014 como um dos "Destinos de Sonho da CNN", por um escritor de viagens que comparou as árvores de Glicínias como quase idênticas a Árvore das Almas do aclamado filme Avatar.

Basta olhar para as fotos para entender que sonho e realidade se fundem, encantam e emocionam nas paisagens acortinadas por tanta beleza viva que só a Natureza pode proporcionar.










Wisteria 

A Wisteria japonesa ( Wisteria floribunda DC.) conhecida popularmente como Glicínia, é uma trepadeira volúvel, lenhosa, vigorosa, ramificada, nativa do Japão. Possui ramagem densa e de grande efeito ornamental no florescimento com inflorescências pêndulas, longas com numerosas flores pequenas, azul violeta e variedades de flores brancas, róseas e com folhagens verde-amarelas.

Aqui no Brasil, podemos encontrar as espécies Wisteria floribunda, nativa do Japão e a espécie Wisteria sinensis, nativa da China. enquanto a espécie chinesa apresenta inflorescências mais curtas e mais numerosas em comparação como a japonesa, esta por sua vez, desenvolve cachos bem mais longos. Por aqui, é mais comum  Wisterias/Glicínias com  flores violetas cujo florescimento ocorrem no Outono/Inverno, sendo mais intenso nas regiões de climas frios.

No Paisagismo a Wisteria/Glicínia é indicada para caramanchões, pérgolas, cercas e grades, onde possa desenvolver-se livremente.


Glicinias simbolizam ternura, humildade e gratidão

No budismo Shi (Jodo Shinsu) a Glicínia tem um significado muito importante, associado aos cachos aglomerados de flores que, pendem voltados para baixo para lembrar que a verdadeira beleza reside na humildade, no respeito, na sinceridade e na gentileza. Vistas como um símbolo do brilho e transitoriedade da existência, as Glicínias, segundo Buda,  lembram que tudo muda constantemente na mesma vida com o passar do tempo, então devemos apreciar cada momento com gratidão, humildade e reflexão espiritual.


Veja também:

Cerejeiras na Primavera Japonesa - AQUI

A simplicidade e perfeição do Crisântemo - AQUI

"Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão." (Jean de la Bruyere)

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes: boredpanda, ashikagapark, Plantas ornamentais do Brasil por Henri Lorenzi, imagens: seleções google e boredpanda

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

1 comentários

  1. Wow, your blog is amazing!
    For the first time, I'm at your blog and I'm thrilled!
    This photos are incredible.

    Moj mali kutak

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)