Jardim de Todos Nós: o Jardim Botânico de Curitiba

segunda-feira, abril 04, 2016

Jardim Botânico de Curitiba

Abrindo a série de posts: "Jardins de Todos Nós", trago para este post, fotos e impressões da recente visita que fiz (dia 29/03/2016) ao Jardim Botânico de Curitiba. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o Jardim Botânico de Curitiba também leva o nome de Francisca Maria Garfunkel Richbieter, em homenagem a urbanista que participou ativamente do planejamento urbano da capital paranaense.

O parque é um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Parada obrigatória para quem visita a cidade. Sua área conta com 178000m2, e possui diversas espécies vegetais ornamentais distribuídas nas alamedas ao ar livre, bem como (algumas) na estufa metálica que se destaca no centro do Jardim como atração principal e cartão postal do local.

Logo de cara a entrada já é um convite para percorrer cada canto do parque. A alameda principal que leva ao castelo de cristal estava florida, mas infelizmente nem todos os chafarizes ao longo do caminho estavam funcionando. A climatização assim como as cascatas interna e externa da estufa também estavam desativados, percebi algumas áreas carentes de manutenção, mas no geral o jardim é muito bonito, inspirador e merecedor dos elogios por parte das pessoas que o visitam.

Em estilo Art Noveau inspirada no Palácio de Cristal de Londres no século XIX, a estufa tem plantada em seu interior espécies nativas da Mata Atlântica como Caraguatás, Caetês e Palmitos, entre outras também nativas. Do seu interior , principalmente no patamar superior a vista do jardim exterior com seus canteiros geométricos desenhados no estilo dos tradicionais jardins franceses é privilegiada.

No Jardim Botânico encontramos ainda o Museo Botânico Municipal, trilhas em bosques de Araucárias (que eu, particularmente adoroooo), lago quadras um velódromo, um jardim sensorial muito fofo, espaços para exposições, biblioteca e auditório.

Saiba sobre a localização e muito + AQUI

Vale muito a visita! Veja as fotos que tirei por lá e selecionei para sua apreciação...


Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba


Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba


Jardim Botânico de Curitiba

Espero que tenha gostado!
Estar num espaço rodeado de Natureza sempre é muito prazeroso e inspirador.
Compartilhar experiências como esta é melhor ainda!
Compartilhe também suas experiências aqui no jardim. 
Faça parte do "Jardins de Todos Nós"!

Vem Junto!


Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)