Interação humana com o mundo natural, por Alison Moritsugu

sexta-feira, outubro 30, 2015

As interações humanas com a Natureza decorrentes do elevado índice de consumo e a conseqüente industrialização vem há muito tempo colocando em risco a sua própria sobrevivência sobre a Terra. E, embora o homem contemporâneo tenha hoje uma consciência clara sobre estas consequências, grandes degradações continuam ocorrendo, enquanto muitas ações importantes para a preservação do meio ambiente que deveriam estar sendo colocadas em prática, continuam esperando para serem concretizadas.

Neste cenário a artista Alison Moritsugu, explora no seu trabalho esta caótica interação humana com o mundo natural chamando a atenção para pequenas mudanças nesta relação que poderão ter implicações potencialmente maiores no futuro. Mais um alerta a espera de uma escolha!


Captando a essência da natureza com suas pinturas realistas, Alison utiliza como suporte e sujeito de sua obra fragmentos de madeira rústica extraídos de Árvores que caíram naturalmente, ou que foram derrubadas por tempestades.

Eu gosto da justaposição e tensão criada por uma imagem da Natureza em uma seção ou amostra de Natureza real.

Alison Moritsugu

E, é justamente este contraste que confere ao trabalho de Alison Moritsugu uma originalidade que toca o espectador levando-o a refletir sobre as ações do homem que tem comprometido o meio ambiente natural tão essencial a vida humana.

Veja as imagens que selecionei para sua apreciação e reflexão...








O tema do trabalho de Moritsugu pode ser visto como um conto preventivo sobre os tempos atuais, onde o confronto das interações humanas com a Natureza, ocorrem de diversas formas. Seja como turistas ou mercantilizando os recursos da Terra e controlando negativamente o meio ambiente para atender suas necessidades, o homem se esquece que sentidos básicos como o instinto, a emoção e a espiritualidade se perdem sem a sua interação com a Natureza. E, nesse sentido, o que não falta para a artista é habilidade e sensibilidade ao tecer junto com sua arte linguagens históricas com preocupações ambientais presentes no mundo atual, promovendo uma análise do relacionamento humano no passado e no presente da Terra.

Saib amais sobre a artista Alison Moritsugu e sua obra AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes: site da artista; mymodernmet.com


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)