Terraplanagem criando Arte

terça-feira, setembro 29, 2015



Já vimos aqui no Jardim, alguns posts com expressões artísticas instaladas em vários locais em meio a Natureza, produzidos por diversos artistas que trabalham com Land Art.

Dentro deste gênero artístico, Stan Herd, tem se destacado com uma modalidade de representação artística feita a partir de grandes terraplanagens que o artista considera como telas para a criação do seu trabalho.



Conhecido como "Pai da Arte da Colheita", Stan Herd tem uma trajetória com mais de 40 anos de trabalho, nos quais criou 35 obras de terraplanagens artísticas monumentais em muitos países ao redor do mundo que tem proporcionado inspiração para diversos artistas.

Stan, hoje com 64 anos de idade,  nasceu em uma família de agricultores, tendo ao longo da sua vida um relacionamento intimo com a terra. Desde cedo se interessou pela Arte e pelo desenvolvimento de trabalhos em grande escala como a pintura de murais, até que teve a idéia de usar a terra como tela e passou a criar obras monumentais para serem vistas do céu.

Em suas terraplanagens são criadas imagens em grande escala que são compostas por dezenas de jardins, conectados por caminhos criados a partir de materiais reciclados.

Sua mais recente obra, + uma inspiração Van Goghiana, foi encomendada pelo Instituto de Arte de Minneapolis , EUA. Para executá-la, Stan trabalhou por dois anos num campo com 1.2 acres, na criação de sua releitura da obra de Vincent Van Gogh, "Oliveiras" de 1889.

Veja as imagens da releitura "Oliveiras" que selecionei para sua apreciação e inspiração...








Sua Arte, segundo o artista, assim como todo paisagismo, depende das variantes da Natureza, como as intempéries, pragas, desenvolvimentos das espécies vegetais, etc. Mesmo com todo o cuidado com sua lavoura paisagística, certas tonalidades e texturas não previstas em projeto, surpreendem inesperadamente através dos caprichos da Natureza.

No Brasil, na região Sudoeste de São Paulo, Stan Herd criará um projeto intitulado "Mulher Jovem do Brasil", numa grande terraplanagem ao lado da pista do aeroporto Viracopos. Saiba + sobre este projeto e demais obras do artista em seu site AQUI.

Veja também; "Arte + Natureza = Land Art"

Abraços,
Sejamos Felizes!

A Arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a Natureza e descobre que a Natureza também tem Alma. (Auguste Rodin)

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)