Igreja Árvore - Conexão da Natureza e o Sagrado

quinta-feira, agosto 27, 2015

São vários os tipos de espaços construídos pelos homens de fé para abrigarem e desenvolverem suas práticas religiosas. Todos, independente da religião, possuem um grande simbolismo, mas talvez aquele que proporcione uma experiência espiritual mais profunda, seja onde o homem possa sentir-se envolvido pela força sagrada contida na Natureza.

Projetada como um espaço que conecta a força sagrada da Natureza com o homem, a Igreja Árvore criada por Barry Cox é um refúgio de Boas Vindas e Bem Estar para todos que a visitam. Seja qual for a religião de cada um, o sagrado está no ambiente circundante repleto de Natureza, nosso presente "Divino" neste mundo.
A igreja fica em Ohaupo, Nova Zelândia, Capela que conta com 100 acentos em meio a um jardim paisagístico de 3 acres, possui paredes formadas por árvores vivas plantadas em torno de uma estrutura de ferro.
Seu idealizador, Barry Cox, se inspirou nas igrejas que conheceu em muitas viagens que fez pelo mundo, e na sua própria religiosidade que fez com idealizasse e construísse uma igreja única aliando sua paixão pela arquitetura eclesiástica com suas habilidades no replantio de árvores maduras.
A Igreja Árvore foi originalmente projetada para mostrar como um jardim pode ser criado em pouco tempo, escreve Cox em seu site, que você pode acessar e saber mais AQUI.
Já a inspiração de cercá-la por um elemento natural, no caso árvores que simbolicamente são tidas com elementos de ligação entre o céu e a terra, para mim, remete a uma época primitiva na qual o homem considerava toda a natureza como sagrada. A dessacralização da Natureza foi ocorrendo ao longo da história do homem, principalmente, através da evolução das sociedades modernas que convivem com a destruição dos bens naturais de forma banal. Mas contudo, ainda acredito que não há homem moderno, religioso ou não, que não seja sensível aos "encantos", "mistérios" e "majestade" da Natureza, verdadeiro espaço sagrado de todos nós.

Veja também o post "Catedral Verde" AQUI

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)