Água no jardim - fontes, cascatas, espelhos e inspirações

quinta-feira, junho 11, 2015

A água sempre foi um elemento essencial na Natureza, e como tal, sempre ocupou um lugar de grande importância no universo dos Jardins ao longo da história. Os elementos de água integram-se com sucesso em qualquer espaço exterior, do formal ao informal, do tradicional ao moderno, do pequeno ao grande, pois a água sempre se destacou como um recurso fundamental independentemente da atração estética.

Na decoração exterior, a água tem vários efeitos decorativos muito apreciados e utilizados tanto pela arquitetura, quanto pelo paisagismo. Veja algumas possibilidades de efeitos com o uso da água que agregam valor às áreas externas:


Som
O som de uma cascata ou queda d'água ajuda a silenciar outros sons menos agradáveis como os ruídos da cidade e traz musicalidade ao Jardim. Experimente o efeito da água caindo sobre as pedras e sinta a atmosfera de relaxamento e frescor que este efeito proporciona, além da beleza natural produzida pela fluidez do seu movimento.

Movimento
Seja num tanque tocado pelo vento, ou em efeitos mais decorativos como paredes de água, quedas ou cascatas, a água adiciona movimento ao cenário.

Espelhamento
Serve como espelho dos elementos decorativos existentes. Pode duplicar através do reflexo a paisagem circundante e elementos construtivos e decorativos como vasos, esculturas, etc.

Ampliação
Ao refletir o céu, as nuvens e a luz, a água produz uma sensação de amplitude aos espaços, efeito este, que pode ser mais otimizado se o compartimento que contem a água tiver o fundo mais escuro possível.

Atenua o calor
A simples visão da água produz uma sensação imediata de frescor que conduz ao relaxamento através da sua contemplação.

Relacionada com a energia vital, a água sempre foi um elemento importante na criação de cenários naturais como fontes, cascatas, lagos, chafarizes, espelhos d'água, etc. dando brilho especial aos projetos paisagísticos de diversos estilos. E, independente do tamanho da área de jardim, os "oásis" criados pelos mais variados usos da água, seguem como grandes aliados, não só da valorização dos espaços, mas também pelas sensações de conforto produzidas pelos sons, frescor, brilho e movimento tão atraentes aos nossos sentidos.

Veja alguns exemplos de efeitos com água para sua inspiração...



As fontes são sempre uma boa pedida. Além de aprimorar o jardim com o destaque de sua vivacidade, produzem uma sensação de frescor, um local de relaxamento e contemplação e um ponto focal magnifico.


Uma tendência bem atual, que combina com jardins de qualquer tamanho, são as fontes montadas com vasos altos, isolados ou em composição com outros, onde a água que transborda de um é coletada pelo outro, como no exemplo acima.


Neste exemplo, mais minimalista, a cascata tira partido do desnível entre as áreas do jardim, criando um efeito clean e moderno.


Fontes e espelhos colocados em locais que recebam amplamente a luz do sol, são ideais para explorar o reflexo da luz na água parada ou em movimento.


Espelhos d'água já são naturalmente sedutores, com flores aquáticas então, um requinte que transforma qualquer paisagem em um cenário de beleza singular.


Brotando entre as plantas, a água rouba a atenção com seu burburinho quando escorrega até o tanque onde plantinhas aquáticas dançam com seu movimento. Tem como não gostar?


A água como símbolo das energias inconscientes, das virtudes informes da alma e das motivações secretas e desconhecidas, seduzem nossos sentidos e alimentam nossas vidas...

Se você estiver interessado em ter uma fonte, saiba que existem muitas opções disponíveis no mercado, que vão desde peças bem pequenas que utilizam bombas de aquário para a movimentação da água, até fontes montadas com pedras naturais em diferentes estilos, além de outras produzidas com resinas, fibras de vidros, etc, que são comercializadas prontas para a instalação.

Seja qual for a sua escolha, é importante lembrar que não é aconselhável deixar a água parada que pode virar foco de proliferação de insetos e local com mal cheiro. Para facilitar a manutenção preveja a instalação de filtros biológicos que garantam sempre uma água cristalina.

Tudo requer um certo cuidado para que se preserve a beleza e não se perca o encanto, assim como nós com a nossa própria vida. Então cuide bem do seu Jardim,  cuide bem da sua vida, cuide-se bem e Seja Feliz!

Abraços...


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Imagens: Seleção Pinterest.

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)