Idéias que transformam

quinta-feira, abril 23, 2015




Muitas crises alertam para problemas que deixam todos preocupados. É falta de água, falta de energia, situações climáticas que causam escassez na agricultura, e por aí vai. Mas em meio a tantas crises, surgem também idéias que mostram que nem tudo está perdido e que nem sempre é preciso grandes investimentos para se obter grandes transformações.

É o caso dessa idéia que trago para compartilhar com vocês. O Raízes Up Collector Dew estufa's pode ajudar os agricultores em climas áridos no cultivo de legumes frescos, mesmo durante as secas. Dedicado à criação de um sistema de fazendas auto-suficientes na Etiópia, a estufa ajuda a recolher o orvalho que de outra forma evaporaria para atmosfera. Com o coletor de orvalho, os agricultores podem cultivar plantas protegidas, e produzir água limpa tanto para a irrigação como para beber.


A estufa de cúpula é ativada quando as temperaturas aumentam no sol do meio dia, fazendo com que a água evapore e suba. Com a umidade contida, o ponto mais alto da estrutura retêm essa evaporação antes que ela escape para a atmosfera. Quando a noite cai, o topo do efeito estufa é então aberto, puxando as cordas ligadas ao trinco, expondo as gotículas coletadas ao ar frio.


Depois de arrefecer e condensar, essas gotículas caem em uma cisterna de armazenamento. A água recolhida pode, então, ser utilizada para regar plantas, ou como água potável. Este sistema pode ser repetido a cada dia, permitindo que as plantas cresçam enquanto que o excesso de umidade é capturada e guardada para uma futura utilização.


Em vez de ser utilizada unicamente como estufa, esse também pode ser usado como um coletor de água de chuva, assegurando que as preciosas gotas de chuva possam ser guardadas e armazenadas em vez de serem absorvidas pelo solo.


Raízes Up tem planos para lançar a sua primeira série de estufas Colecionador Dew no norte da Etiópia, em conjunto com a Universidade de Gondar. The Collector Dew é apenas uma parte do que a empresa tem como missão para ajudar a criar uma agricultura auto suficiente na comunidade no norte da Etiópia.


Saiba + sobre o projeto AQUI

Gostou do post? Compartilhe!

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: inhabitat, roots-up.org

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)