Flor-esqueleto

quarta-feira, novembro 19, 2014



Mais um mimo da Natureza para nos encantar e surpreender através da chuva, que ao unir terra e céu, tudo transforma...


A Grayi diphylleia é uma flor de coloração branca com uma característica extraordinária de se metamorfosear, ficando transparente como vidro, quando entra em contato com a água.

Crédito da foto: Wikipédia

A planta pode ser encontrada crescendo em úmidas montanhas arborizadas que se encontram nas regiões mais frias do Japão e China. A Grayi Diphylleia é reconhecível através das suas folhas grandes distintamente cobertas por pequenos aglomerados de flores brancas peroladas que sofrem uma transformação mágica na chuva.

Crédito da foto: Akimaru

Durante as chuvas leves, as delicadas flores brancas transformam-se em flores com pétalas transparentes, como se água lavasse sua alma de flor deixando-a clarinha e transparente como vidro.

Crédito da foto: Noizmoon

Como a transparência denúncia sua estrutura oculta pela opacidade da cor, a flor passou a ser conhecida popularmente como "flor esqueleto", o que para mim não combina com sua frágil e delicada beleza, exceto talvez, pelo fato dos esqueletos na iconografia alquímica, anunciarem a ressurreição e o renascimento da matéria prima em transformação e simbolizarem como um lembrete macabro, mas verdadeiro, belo e frágil como a flor, que na plenitude da vida nos encontramos circundados pela morte, não só a morte no sentido de fim, mas também a morte no sentido de transformação.

Crédito da foto: Yamaiki

Abraços desejosos de uma chuvarada de bons sentimentos que faça brotar muita beleza em nossas vidas.

"Ora a chuva poetiza a vida, ora o sol, as vezes brincam de chegar juntos. As vezes trazem o arco-íris para completar o espetáculo. E vão embora. E ficam em nós.

Gabriel Chalita


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: Lost e minor; my modern met. 

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)