Biomimética = Imitação da Vida

segunda-feira, julho 07, 2014


A palavra Biomimética é oriunda da combinação de duas palavras gregas: 
Bios = Vida e Mimesis = Imitação,
significando portando, "Imitação da Vida"
Esta "Vida" que se "Imita" relaciona-se com tudo o que existe na Natureza.

A biomimética é a área que estuda os princípios criativos e estratégias da Natureza com o intuito de encontrar soluções para os problemas atuais da humanidade, aliando funcionalidade, sustentabilidade e estética. Aprender com a Natureza é utilizá-la como fonte e exemplo de inspiração e não apropriação. E nada melhor do que a Natureza que a mais de 3,8 bilhões de anos vem desenvolvendo seleções de padrões e estratégias eficientes, duradouras e apropriadas para ensinar a humanidade através de seus ciclos.


Demorou, para que o homem percebesse que na lógica da Natureza residia muitas estratégias eficientes que poderiam ser usadas na criação de muitos bens necessários à humanidade. A percepção de que poderiam replicar algumas delas para a criação de produtos melhores e mais limpos, deu origem ao termo "Biomimética", que teve sua primeira aplicação em 1941, quando o suíço Georges de Mestral, levou as sementes que grudavam nos pelos de seu cachorro para o microscópio; ao examiná-las, viu que tinham hastes com uma espécie de ganchos nas pontas, eficientes para se agarrarem em tecidos, observação que levou à criação do velcro.

A escritora científica, Janine M. Benyus, em seu livro: "Biomimética - Inovação Inspirada pela Natureza", esclarece que esta busca vem contra a tendência moderna de dominar ou melhorar a Natureza, e se mosttra como uma verdadeira revolução na interação Homem X Meio ambiente, afirmando que essa respeitosa imitação é uma abordagem totalmente nova. Diferentemente da revolução industrial, a revolução Biomimética inaugura uma era cujas bases assentam não naquilo que podemos extrair da Natureza, mas no que podemos aprender com ela.


Biologia, química, física, matemática, informática e eletrônica se misturam para reverenciar a sabedoria natural, possibilitando um elo sadio entre a nossa casa, o planeta, e seus habitantes. Fazendo as coisas a maneira da Natureza temos a possibilidade de mudarmos a forma pela qual produzimos alimentos, aproveitamos energias, curamo-nos, armazenamos informações e administramos os nossos negócios, conclui a pesquisadora Janine.

A genialidade do ser humano faz várias invenções abrangendo com vários instrumentos o único e mesmo fim, mas nunca descobrirá uma invenção mais bela, mais econômica ou mais direta que a Natureza, pois nela nada falta e nada é supérfluo.

(VINCI,2004)

A Natureza com suas cores, texturas e formas estruturais sempre inspirou o homem desde a pré-história. Suas temáticas continuam a perpassar as artes plásticas, a arquitetura, o design, artes gráficas, fotografia, etc, possibilitando sempre soluções com resultados eficientes.

Estádio Nacional de Beijing - projetado pelo escritório Herzog. & De Meuron - sua estrutura metálica foi inspirada em um ninho de pássaros.

Edíficio Johnson Max - projetado por Frank Lloyd Wrigth apresenta colunas que se expandem à medida que sobem,  inspiradas nas folhas da vitória régia que flutuam na superfície da água.

Centro aquático Nacional de Pequim - projetado pelo escritório PTW arquitectos - foi inspirado num cubo de água.

Museu de Arte Milwaukee - projetado por Santiago de Calatrava - abre e se fecha durante o dia, inspirado nas asas de uma mariposa.

Como "ciência que imita a vida", o Biomimetismo fundamenta seus estudos com base na observação da Natureza que nos oferece um vasto repertório, desenvolvido nas mais variadas formas de adaptação e sobrevivência perante as diversas condições que ela resistiu por milhões de anos. E há ainda quem duvide que está na Natureza as soluções para os muitos desafios da civilização moderna. E você, o que acha? Compartilhe aqui a sua opinião.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!


Fontes: ecodesenvolvimento.org; Planeta sustentável; Archdaily; imagens: Web.

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)