"Casas para as Árvores"

segunda-feira, junho 23, 2014




Compartilho neste post, mais uma iniciativa que busca resgatar a valorização do meio ambiente no âmbito habitacional para o bem estar do homem que vive em grandes centros urbanos. Em resposta à urbanização rápida e crescente de cidades vietnamitas, o escritório vo Trong Nghia arquitetos, projetou um protótipo de casa como parte de uma iniciativa em curso que busca reverter a tendência construída dentro de Ho Chin Minh, uma região onde apenas 0,25% da área coberta da cidade possui vegetação.


A habitação procura reconectar seus moradores com o meio ambiente natural. Intitulado "Casas para as Árvores", o esquema é composto por cinco caixas de concreto individuais previstas como plantadores, como se fossem vasos gigantes dispostos num pequeno pátio. Localizado em uma das áreas mais densamente povoadas da capital vietnamita, o conjunto esta situado num bairro suburbano sem litoral, apenas acessível por uma faixa de pedestres, destacando-se do entorno repleto de casas formais geminadas que o cercam.


Preenchendo o local de forma não convencional, as cinco unidades estão posicionadas em torno de um pátio central, no qual a criação de pequenos jardins são interconectados.


Grandes portas e janelas de vidro no nível térreo contribuem para que cada moradia receba ventilação e luz abundante com a segurança da privacidade garantida.


Áreas comuns como sala de jantar e biblioteca estão localizados no piso inferior, enquanto os andares superiores abrigam dormitórios e banheiros. Mas, o grande destaque do projeto, está nas árvores na cobertura das edificações, fornecendo sombra e frescor ao pátio no térreo, o que transforma esta área num espaço vital.


Como já sabemos, os grandes centros urbanos em geral se desenvolveram sem considerar o comprometimento dos eco-sistemas existentes. Muito já se perdeu com relação a qualidade habitacional nas grandes metrópoles, Mas, como diz o ditado: "só se valoriza o que se perde", a consciência sobre a finitude dos recursos naturais, através da degradação ambiental fomentada pela construção civil, está trazendo à luz uma nova consciência na busca de habitações mais integradas ao meio ambiente. As construções sustentáveis vieram para fortalecer esta idéia, pois sob o ponto de vista ambiental, sua eco-eficiência está pautada na  redução dos impactos ambientais através do reconhecimento da necessidade do meio ambiente para o bem estar do homem.

Vamos torcer então, para que esta nova consciência se expanda cada vez mais.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!



Fonte: designboom - Fotos de Hiroyuki Oki.

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)