Design Biofílico

quarta-feira, janeiro 08, 2014


Bio = Vida
Philia = Amor
Na palavra Biofilia, o Amor à Vida, relaciona-se a importância e a necessidade de tudo o que envolve e participa de qualquer tipo de vida. Essa necessidade reside na afetividade emocional inata dos seres humanos para com os fenômenos da vida ligados ao seu instinto de preservação.

A denominação, Design Biofílico (do termo biofilia), foi desenvolvida em 1984 pelo Biólogo Edward O. Wilson, para descrever a atração humana (necessidade) pela Natureza. O design Biofílico incorpora em seus projetos, elementos naturais, reais ou simulados, para promover o bem-estar.



A base da teoria da Biofilia afirma que a saúde humana e seu bem estar tem uma necessidade de fundo biológico que reside no contato com o Meio Natural. Nesse sentido, o Design Biofílico contemporâneo, procura re-conectar o ambiente construído com a Natureza, por meio de estratégias específicas incluindo ( não se limitando) o uso de janelas e aberturas, para maior incidência da Luz do dia, para melhor circulação do ar natural contribuindo para que os ambientes fiquem mais arejados, e para a integração com espaços (externos) verdes como jardins.

Projeto Arquitetônico com princípios da Biofilia nas aberturas que integram ambientes
internos à Natureza exterior. Arquiteto: Léo Magalhães

Por que é importante?

Cada vez mais se confirma que as pessoas se sentem mais confortáveis com o contato com a Natureza, como a luz solar, o ar fresco natural, e as plantas vivas. Estes elementos geram o desenvolvimento de um bem estar que, nos ambientes de trabalho aumentam a produtividade, nos ambientes de estudo favorecem o aprendizado, nos ambientes hospitalares contribui acelerando os processos de cura. Mas, embora as estratégias que favorecem a Biofilia pareçam simples, o fato é que estas estão ausentes em muitos projetos arquitetônicos e urbanísticos da contemporâniedade.

Projeto Paisagístico(para empresa em São Paulo) dentro dos princípios da Biofilia na integração de Plantas vivas e detalhe de espelho d'água nos ambientes internos com vista à área externa.
Arquitetura: Léo Magalhães - Paisagismo:Sil França 

Além de uma concepção sobre o desenho arquitetônico e urbanístico, a Biofilia, trata-se também de uma prática que procura integrar elementos da Natureza nos espaços de habitação enfocando a integração entre as áreas verdes e a arquitetura de dentro para fora e de fora para dentro, ou seja, a integração entre o interior das edificações e áreas externas com jardins que possibilitem o contato com a Natureza. Projetos arquitetônicos que possuem características biofílicas, apresentam soluções para conectar os ambientes construídos com a Natureza, criando conexões visuais e físicas que proporcionam, bem estar recorrente dos espaços que refletem o hábitat natural codificados em nossos DNAs, desenvolvendo uma tendência necessária ao contexto do mundo moderno, que é o de "Projetar com a Natureza em Mente."

Projeto Arquitetônico com princípios da Biofilia nas aberturas que integram ambientes
internos à Natureza exterior. Arquiteto: Léo Magalhães
Sil França - Paisagismo

Para muitos ainda é incrível constatar que essas simples  medidas possam ter um impacto produtivo em empresas, ou sobre o modo como os alunos aprendem, ou ainda, nos processos de cura de inúmeras doenças. Ações "biofílicas", inspiram nossa reconexão com a Natureza, mudando a experiência humana com respeito a valorização dos ambientes naturais sempre para melhor. Muitas experiências que aplicaram os princípios biofílicos em seus projetos, têm contribuído para que possamos mensurar e compreender o profundo impacto que este conceito exerce sobre os ambientes que vivemos.


"Biofilia é a Arte de Ajardinar o Mundo!

Abraços desejosos que você possa sempre se aproximar da Natureza, desfrutar do Bem Estar que ela proporciona e seja Feliz!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)