Flores que dizem sem palavras

terça-feira, maio 28, 2013

Olá, você conhece a linguagem das flores?



Todas as flores têm uma linguagem própria, e cada uma delas pode transmitir uma mensagem diferente. Desde a Antiguidade, as flores têm sido uma forma nobre, delicada e bela para sensibilizar e transmitir sentimentos. A linguagem das flores tem sua origem no Oriente e tem sido passado de geração à geração entre todas as culturas. Desde o Egito antigo, à Idade Média, do Renascimento ao Romantismo, época onde teve seu auge através dos arranjos florais como na época Vitoriana, onde os Buquês, Ramalhetes e arranjos de flores faziam parte dos códigos entre amigos e amantes. Nessa época expressar a intimidade de forma explícita não era um costume socialmente bem visto e, nesse sentido, as flores eram utilizadas como um instrumento de comunicação que transmitia mensagens codificadas com respeito e elegância. Muito da linguagem das flores derivava do simbolismo tradicional de cada época - as violetas, por exemplo, tornaram-se símbolo de galanteio e afeto.


Já as rosas sempre foram associadas à representações de diferentes níveis de amor, além dos diversos significados atribuídos as suas cores como: as brancas que simbolizavam inocência e castidade; as amarelas simbolizavam a amizade; e as vermelhas paixão intensa.


Hoje a arte dos arranjos florais pode seguir critérios apenas estéticos, mas muitas vezes também utiliza o simbolismo tradicional nas composições. Conhecer os significados das flores pode ser um aliado na forma de expressar as suas intenções e sentimentos em relação as pessoas que as receberão. Mas, o mais importante estará sempre na intenção de quem utiliza as flores para enaltecer as mais variadas formas de expressão relacionadas ao seu uso.


Flores sempre são Queridas e Bem Vindas, seja para receber, acolher, presentear, celebrar, despedir-se, e dizer sem palavras: Obrigada, Perdão, Parabéns, Te amo, Te admiro... e tudo aquilo que só aqueles que tem a delicadeza e a generosidade na alma sabem entender.

Já dizia um antigo provérbio chinês: "Que fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores"... sábio porque certamente as flores além de embelezar a vida de quem as recebe, só agregam valor a quem as oferece. Por isso não hesite tenha flores sempre presentes em sua vida.

Abraços com tudo de flor para você!


Imagens: coleção particular e imagens google.

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)