Paisagismo Sustentável

quarta-feira, abril 17, 2013


Cada geração desenha seu perfil e seu entorno; cada geração inventa sua identidade e sua circunstância; cada geração escava seu rosto e sua paisagem. Somos tão responsáveis pelo olhar que contempla como pelo panorama contemplado.

Luis Fernández-Galiano

A expressão Desenvolvimento Sustentável surgiu através do Relatório Brundtland, também conhecido como Relatório "Nosso Futuro Comum", decorrente da Assembléia Geral da ONU que, em 1983 criou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD, presidida pela primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland que desenvolveu a definição do conceito de Sustentabilidade, tendo daí seu nome no documento que foi publicado em 1987. Em sua definição, o desenvolvimento sustentável é "aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de gerações futuras atenderem suas próprias necessidades".

De lá para cá o conceito de Sustentabilidade alcançou o reconhecimento internacional e muito se tem discutido para o estabelecimento de acordos que desenvolvam ações que possibilitem a proteção ambiental global no âmbito dos três pilares econômico, ambiental e social (último encontro com chefes de estados mundiais aconteceu no Brasil na Rio+20). Ainda hoje vinte e seis anos depois do Relatório Brundtland, muito se discute, mas, efetivamente pouco se tem feito, e, enquanto o mundo não conclui que deve haver um sistema global de regras de desenvolvimento sustentável que se aplique a todos os países que estabeleça metas de desenvolvimento sustentável, precisamos ao menos concordar que elas precisam ser desenvolvidas.

E, neste sentido, enquanto no macro nível mundial as coisas andam devagar, devemos manter a consciência de que, cada um no nosso micro universo pessoal, podemos fazer a nossa parte pois, embora o Relatório Brundtland refira-se a sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, ou simplesmente a si mesmo não pode nem deve ignorá-lo.

Sustentabilidade


Trabalhar em prol da sustentabilidade implica trabalhar com prudência e consciência ecológica, possibilitar inclusão social e propiciar desenvolvimento econômico sustentável. Um projeto de Paisagismo pautado pela busca da sustentabilidade, não precisa deixar de comprovar em seu resultado que sofisticação, arte e lazer não são apenas compatíveis, mas, podem fazer parte de um projeto como elementos que também valorizam o desenvolvimento sustentável.
Todo projeto de paisagismo pautado nos princípios de sustentabilidade deve:

  • Utilizar essencialmente espécies nativas, reduzindo assim impactos sobre a paisagem natural da região onde for aplicado e sem prejudicar os ecossistemas naturais com a introdução de espécies exóticas incompatíveis com a região.
  • Se preocupar em utilizar fontes de energias renováveis como a solar fotovoltaica (geração de energia elétrica a partir de luz solar). 
  • Propiciar a diminuição dos recursos hídricos através do uso racional da água implantando sistemas de coleta e filtragem para seu reaproveitamento  na irrigação. 
  • Utilizar elementos desenvolvidos através da reciclagem de materiais como pisos permeáveis, optar pelo uso de madeira certificada e materiais renováveis de baixo impacto ambiental. 
  • Orientar na criação de compostagem de resíduos orgânicos para a reutilização como adubo para o jardim, horta e pomar minimizando o uso de fertilizantes e adubos químicos.
  • Orientar  ações que todos com um pouco de interesse e sensibilidade   podem contribuir para o aproveitamento do que a natureza tem de melhor sem agredí-la prejudicando com isto o meio ambiente.
O respeito ao equilíbrio dos diversos ciclos naturais bem como as particularidades regionais e sociais no desenvolvimento do projeto Paisagístico possibilitará alcançar um grau elevado de sustentabilidade.  E, se o projeto contribuir  ainda para a conscientização de todos os envolvidos sobre a importância dos cuidados necessários para a preservação do meio ambiente, então terá cumprido sua missão maior.


Abraços,
Sejamos felizes!


Lembrou de alguém que gostaria do post?
Espalhe essa idéia! Compartilhe!



Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)