Outono

quarta-feira, março 20, 2013




No dia 20 de Março, aqui no Brasil,  entramos no Outono que terá seu término no dia 21 de Junho. Nesta época, podemos observar as altas temperaturas saindo de cena pois, este é um período de transição entre o Verão e o Inverno, que, embora apresentando características destas duas estações, tem uma que lhe é peculiar: as transformações presentes nas espécies vegetais. É nesta época que as plantas necessitam de cuidados especiais para que passem pelo Inverno saudáveis enquanto se preparam para florescer e com vigor colorir a Primavera.

Embora bonitas, as folhas secas em tons amarelados e castanhos avermelhados, são todas sabiamente descartadas pela natureza pois, quanto menos folhas secas e galhos comprometidos, mais energia a planta consegue armazenar para vencer o período de dormência do inverno. E nesse sentido, principalmente nos jardins, alguns cuidados especiais tornam-se necessários como: Limpeza e adubação, evitando podar as plantas que vão florir no Inverno ou início da Primavera para que não sofram prejuízos com a floração.

Mas, as podas de saneamento são permitidas e necessárias para retirar as folhas secas e amareladas, bem como os galhos secos favorecendo assim a entrada dos raios solares principalmente nas cercas vivas. Após o saneamento é importante aproveitar para afofar e adubar a terra revirando suavemente as camadas superiores do solo para que as raízes recebam mais oxigênio e absorvam melhor os nutrientes da adubação (um nutriente que faz muito bem para as plantas é o húmus de minhoca, mas existem no mercado outros químicos que devem ser recomendados por especialistas).

 Autumn leaves by Artiflexa - Deviantart
É importante também garantir a umidade das plantas com o cuidado de não encharcá-las lembrando que no Outono a evaporação do solo é menor. Com estes cuidados se evitará a proliferação de fungos e o apodrecimento das raízes além do fortalecimento decorrente da adubação. As plantas agradecerão preenchendo seu jardim com beleza e vigor. Recomendo a ajuda de profissional, tanto na hora de executar o jardim, como em sua manutenção. "Jardineiros sempre são bem vindos", mas também é ótimo, saudável e prazeroso aprender com as plantas.

Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria do post?Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comentários

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Google Plus

Like us on Facebook

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)